15 de jul. de 2014

Eles estão de volta

Por João Vieira

Créditos: Robson Ventura/ Folhapress
Chegou a hora, pessoal. A farra acabou. Quer dizer, a Copa terminou. E sabem quem está de volta? Os maravilhosos campeonatos nacionais. Série A e B estrelam a retomada do futebol brasileiro com toda a ginga e alegria conhecidas.

Foi bom enquanto durou. Pudemos ver grandes e bonitos jogos durante um mês inteirinho e aproveitar para relaxar do (mau) futebol que já vemos há muito tempo em solo brasileiro.

Porém, a turma está de volta. Pelo menos, poderemos ver nossos clubes amados em ação. Já batia uma saudade nesse coração aí, não?

Agora, todo o patriotismo vai embora e o que resta é a rivalidade entre as equipes e seus torcedores.

Esperamos, ao menos, que a pausa dos torneios tenha feito bem e nos traga um futebol menos medíocre do que estamos acostumados em nosso país.

Muitas equipes aproveitaram para fazer uma intertemporada e contratar alguns jogadores.
Em minha lista – contando apenas times da primeira divisão - dos que melhor desfrutaram do momento aparecem Cruzeiro, Corinthians, Grêmio e Fluminense.

Pelo lado mineiro, Manoel deve fortalecer a zaga já resistente com Léo e Bruno Rodrigo. Já no Timão, a chegada de Elias é importantíssima, já que a equipe sente falta de um poder ofensivo naquele setor. Os gaúchos ganham qualidade com a contratação de Giuliano, ex-colorado, e com a saída do encrenqueiro Kleber. Por fim, o meio de campo do Flu se reforça e ganha concorrência com a adesão de Cícero. O meia se destacou no Santos nesta e na última temporada.

Além de todas as contratações que fizeram, as equipes perderam poucos jogadores, mantendo o bom elenco que já tinham para a disputa do título nacional.

No entanto, o velho clichê no “futebol é uma caixinha de surpresas” está aí para nos alertar sobre as decepções. Além disso, o período de recesso dos atletas tende a causar uma reviravolta na classificação e provocar estranhezas nos torcedores.


Pois é, amigos. Deixemos a pomposa Copa do Mundo bem guardada em nossas lembranças para aguentarmos as próximas 29 rodadas do Brasileirão.