22 de ago. de 2014

Melancia no pescoço

Por Gabriel Tieppo

Foto: Andressa Lessa/AE
Sabe aquele negócio de criança, quando uma, acusando a outra de querer "se aparecer", diz: "pendura uma melancia no pescoço!"? Então, Valdívia ainda faz isso.

Ontem, no Twitter, exatamente às 13h, o chileno tuitou em seu perfil oficial: “@TiagoLeifert vtnc seu a... fdp.. Quero ver se tu fala isso na minha cara p... no c..! tu vai sentir não e a coxa e sim o c...Fdp” [censurei os inúmeros palavrões]. Foi, obviamente, uma insatisfação do craque (?) com Tiago Leifert. O motivo da revolta do atleta foi uma atitude do apresentador do Globo Esporte, que, em um dos programas, fez uma brincadeira em alusão às inúmeras lesões do meia.

Tiago Leifert. O que esse nome, imediatamente, traz à cabeça? Descontração, brincadeira, etc. O global é conhecido por apresentar programas leves, cheios de humor. Há quem goste. Há quem não goste. Mas algo nunca faltou ao apresentador: respeito. Valdívia não foi uma “vítima” exclusiva de Leifert. Não foi o primeiro e nem será o último.

Valdívia. O que podemos pensar? Lesão, descomprometimento, polêmica e, bem atrás, habilidade... Não é mais algo comum encontrar palmeirenses que defendam o chileno com toda a força. O meia já ajudou o Verdão, é verdade, mas faz tempo que isso não acontece. Digamos que o custo-benefício não compensa há muito para o Palmeiras. Conhecido por estar frequentemente no Departamento Médico do clube, o “Mago” sofre com brincadeiras até mesmo dos próprios torcedores alviverdes.

Valdívia é um jogador polêmico. Ele quase saiu do Palmeiras recentemente, mas, na “hora H”, a negociação falhou e teve que retornar ao Palestra. No último jogo, contra o São Paulo, com apenas 18 minutos, saiu machucado. Um filme dramático já conhecido pelos torcedores. Este é o ponto: o camisa 10 não consegue mais chamar atenção no campo. Aí resolve, vez ou outra, pendurar uma melancia no pescoço.

Não estou dizendo que Tiago Leifert está com toda a razão, só que Valdívia não está com ela. O Mago poderia ter declarado, educadamente, que não gosta desse tipo de brincadeira com seu problema crônico de lesão. O apresentador, muito provavelmente, respeitaria. O palmeirense quis aparecer. Apareceu. Mais de 16 mil retuítes. Nenhum futebol mostrado. O Palmeiras é último no Brasileirão, mas o chileno parece nem ligar...